Elohim" é mais explicitamente definido pelo artigo; "ha-Elohim", isto é , "os Elohim" ou "dos Elohim", às vezes é usado para identificar um "Elohim" mencionado anteriormente (XVIII. 18; comp. verso 17; xx. 6, 17; comp. verso 3 ). A aparência única, definida e previamente mencionada de um Elohim é chamada "ha-Elohim", sendo assim sinônimo de "Mal'ak".Yhwh"(xxii. 1, 3, 9, 11, 15), ambos falando por Yhwh(verso 16; comp. xlviii. 15). "Ha-Elohim", quando derivado de "Elohim", é uma preparação para "Yhwh"; quando derivado de"Yhwh"é um enfraquecimento da idéia de Deus (ver §§ 31 e segs. ). Embora esses exemplos não esgotem os diferentes usos desses dois nomes, eles são suficientes para mostrar as intenções do autor.
Um termo raro para "Deus" é "El Shaddai" (xvii. 1, xxviii. 3, xxxv. 11, xliii. 13, xlviii. 13; "Shaddai" em xlix. 25). A tradução e interpretação usuais, "Todo Poderoso", é totalmente sem suporte. O termo, quando examinado de perto, significa "o Deus da fé" , isto é , o Deus que cumpre fielmente as Suas promessas. Talvez também signifique um Deus de amor que esteja inclinado a mostrar amor abundante.
Deus como ser pessoal não é referido apenas em termos antropomorfistas e antropopáticos, mas também aparece ao homem e fala com ele. Assim fala com Adão e Eva, Caim, Noé, Abraão, Agar, Abimeleque, Isaque, Jacó e Labão. Mas Ele aparece apenas desde o tempo de Abraão e de maneiras diferentes. Um Elohim "aparece" para Abimeleque e Labão em um sonho noturno (xx. 3, xxxi. 24); um mal'ak Yhwh aparece a Hagar (xvi. 7 e segs. ), sendo chamado no verso 13 simplesmente "Yhwh" Yhwh aparece a Abrão (xii. 7, xv. 1); em uma visão (xii. 1, 7) aparentemente acompanhada de escuridão, um pilar de fumaça e fogo; em xvii.Yhwh, que é subsequentemente chamado de "Elohim" (versos 9, 15, 19), aparece e depois sobe (verso 22); em xviii.Yhwh aparece na forma de três homens que visitam Abraão, mas estes falam como um Yhwh nos versículos 13, 17, 20, 26 e 33, que então sai, enquanto os dois mensageiros vão para Sodoma. Yhwh aparece a Isaac em um determinado dia (xxvi. 2), e novamente naquela noite (verso 24). Jacob é abordado em um sonho por Yhwh(xxviii. 12 e segs. ). Em xxxi. 3Yhwh fala com Jacob; Jacó diz (versículo 11) que um mal'ak de Elohim apareceu para ele em um sonho. Em xxxv. 9 Elohim novamente aparece para ele, em referência ao encontro noturno com um "homem" (xxxii. 14 e segs. ), E sobe (xxxv. 13). Em xlvi. 2 Elohim fala com ele em uma visão da noite.
Portanto, a aparição de Deus significa tanto uma visão de sonho quanto a aparência de um mensageiro enviado por Deus, que fala em Seu nome, e pode, portanto, ser chamado de "Elohim de Deus". Yhwh"
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